19 de março de 2017

Plano de Aula - Semana da água - Para Educação Infantil



Material do Portal NOVA ESCOLA, disponível no link. a postagem original   -    http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/agua-de-onde-vem-como-usa-la-e-pra-onde-vai
Água: de onde vem, como usa-la e pra onde vai?
Objetivo(s) 
-Analisar como ocorre o ciclo da água;
-Reconhecer a importância da água para os seres vivos e para a manutenção da vida;
-Identificar em que momentos há utilização da água no dia-a-dia e analisar se seu uso está correto ou não;
-Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.
Conteúdo(s) 
Água: ciclo da água, uso, consumo, consientização.
Ano(s) 
Pré-escola
Tempo estimado 
4 aulas
Material necessário 
PARA O TERRÁRIO:
  • 1 vidro de boca larga, de conserva  ou garrafa pet cortada ao meio;
  • 1 xícara de carvão  vegetal  (utilizado para evitar o apodrecimento das raízes, evita o mal cheiro e o  aparecimento de fungos etc);
  • 1 xícara de pedrinhas para aquário;
  • 3 a 4 xícaras  de terra com adubo orgânico (pode ser comprada em supermercado ou floricultura);
  • 2 ou 3 mudas de plantas diferentes (as pequenas são mais indicadas)
  • 1 pedaço de elástico ou fita crepe
  • 1 pedaço de plástico maior que o tamanho da boca do vidro
  • 1 xícara de água filtrada
DEMAIS MATERIAIS:
  • Papel A4 e A3 de diferentes cores
  • Lapis de cor, giz de cera, tinta, canetinha, jornal e revistas para recorte, palitos de sorvete ou churrasco (sem as pontas)..
  • Retroprojetor
Desenvolvimento 
1ª etapa 
1ª AULA
-Em uma conversa, pedir para as crianças falarem sobre a visão que elas tem sobre a água, desde o ciclo até o uso.
-Montar o terrário com a sala

MONTAGEM DO TERRÁRIO:
  • 1º passo :
1. Faça camadas dentro do vidro (ou da garrafa pet, cortada ao meio): primeiro as pedrinhas, depois o carvão e por último a terra.
2. Deixe cada camada bem nivelada.
3. Na última camada (terra), faça buracos e plante as mudas.
A camadde terra serve para alimentar a planta.
As pedrinhas e o carvão servem para drenar a água.
 
  • 2º Passo:
1.Molhe a terra, cubra o vidro com o plástico, passe o elástico em volta para ficar bem vedado.
2.Ponha o recipiente em lugar que receba luz indireta.
2ª etapa 
2ª AULA
-Apresentar o vídeo do ciclo da água;
-Conversa sobre o vídeo e relacioná-lo com o terrário;
-Fazer um cartaz coletivo sobre o ciclo da água para expor na escola;
-Pedir pra cada aluno fazer uma lista sobre os momentos que acham que eles utilizam água em casa, tanto ele quanto os integrantes de sua casa;
3ª etapa 
3ª AULA
-Conversar sobre o que os alunos colocaram em suas listas, mostrando que o uso da água pode acontecer de forma direta (banho, lavando a louça, escovando os dentes, descarga...) e de forma indireta (alimentos/agricultura, energia elétrica..);
-Passar o vídeo da Mônica;

4ª etapa 
4ª AULA
-Fazer um caderno contendo tudo o que aprenderam sobre a água. O caderno pode ter recortes, colagens de diversos materiais...
-Distribuição de uma lembrancinha sobre a semana, com as formas de redução de água.
Avaliação 
-Avaliar a participação durante as atividades ao longo dos dias.

Nenhum comentário: