Material do Portal NOVA ESCOLA, disponível no link. a postagem original - http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/agua-de-onde-vem-como-usa-la-e-pra-onde-vai
Água: de onde vem, como usa-la e pra onde vai?
Objetivo(s)
-Analisar como ocorre o ciclo da água;
-Reconhecer a importância da água para os seres vivos e para a manutenção da vida;
-Identificar em que momentos há utilização da água no dia-a-dia e analisar se seu uso está correto ou não;
-Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.
Conteúdo(s)
Água: ciclo da água, uso, consumo, consientização.
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
4 aulas
Material necessário
PARA O TERRÁRIO:
- 1 vidro de boca larga, de conserva ou garrafa pet cortada ao meio;
- 1 xícara de carvão vegetal (utilizado para evitar o apodrecimento das raízes, evita o mal cheiro e o aparecimento de fungos etc);
- 1 xícara de pedrinhas para aquário;
- 3 a 4 xícaras de terra com adubo orgânico (pode ser comprada em supermercado ou floricultura);
- 2 ou 3 mudas de plantas diferentes (as pequenas são mais indicadas)
- 1 pedaço de elástico ou fita crepe
- 1 pedaço de plástico maior que o tamanho da boca do vidro
- 1 xícara de água filtrada
DEMAIS MATERIAIS:
- Papel A4 e A3 de diferentes cores
- Lapis de cor, giz de cera, tinta, canetinha, jornal e revistas para recorte, palitos de sorvete ou churrasco (sem as pontas)..
- Retroprojetor
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª AULA
-Em uma conversa, pedir para as crianças falarem sobre a visão que elas tem sobre a água, desde o ciclo até o uso.
-Montar o terrário com a sala
MONTAGEM DO TERRÁRIO:
- 1º passo :
1. Faça camadas dentro do vidro (ou da garrafa pet, cortada ao meio): primeiro as pedrinhas, depois o carvão e por último a terra.
2. Deixe cada camada bem nivelada.
3. Na última camada (terra), faça buracos e plante as mudas.
A camada de terra serve para alimentar a planta.
As pedrinhas e o carvão servem para drenar a água.
2. Deixe cada camada bem nivelada.
3. Na última camada (terra), faça buracos e plante as mudas.
A camada de terra serve para alimentar a planta.
As pedrinhas e o carvão servem para drenar a água.
- 2º Passo:
1.Molhe a terra, cubra o vidro com o plástico, passe o elástico em volta para ficar bem vedado.
2.Ponha o recipiente em lugar que receba luz indireta.
2.Ponha o recipiente em lugar que receba luz indireta.
2ª etapa
2ª AULA
-Apresentar o vídeo do ciclo da água;
-Conversa sobre o vídeo e relacioná-lo com o terrário;
-Fazer um cartaz coletivo sobre o ciclo da água para expor na escola;
-Pedir pra cada aluno fazer uma lista sobre os momentos que acham que eles utilizam água em casa, tanto ele quanto os integrantes de sua casa;
3ª etapa
3ª AULA
-Conversar sobre o que os alunos colocaram em suas listas, mostrando que o uso da água pode acontecer de forma direta (banho, lavando a louça, escovando os dentes, descarga...) e de forma indireta (alimentos/agricultura, energia elétrica..);
-Passar o vídeo da Mônica;
4ª etapa
4ª AULA
-Fazer um caderno contendo tudo o que aprenderam sobre a água. O caderno pode ter recortes, colagens de diversos materiais...
-Distribuição de uma lembrancinha sobre a semana, com as formas de redução de água.
Avaliação
-Avaliar a participação durante as atividades ao longo dos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário