13 de janeiro de 2012

Projeto Pedagógico Arca de Noé

Meu primeiro projeto pedagógico completo para o Ensino Fundamental. Esse é destinado a minha turma do 4º ano que vou pegar em 2012 mas pode facilmente ser adaptado para outras série.


Projeto Pedagógico “Arca de Noé”                                                                                 

Tema: Arca de Noé
Disciplina: Português, Matemática, Ciências, Literatura e Artes
Duração: Primeiro mês de aula

Conceituais:  Conhecer a Letra da Música “A arca de Noé” de Vinícius de Moraes e conhecer a história bíblica de Noé. Identificar os animais presentes no conto e pesquisar sobre eles. Incentivar a leitura, criação literária e artística. Trabalhar narração e descrição dos fatos
                       
Atitudinais:  Valorizar a leitura, a escrita e a cultura. Trabalhar valores de respeito ás diferenças.
              

Justificativa: A escolha da música e da história se deve primeiramente a decisão da direção da escola, que tomou como tema para o ano letivo de 2012 a “Arca de Noé”. A partir daí desenvolve-se um trabalho de leitura e criação de texto, criação artística e oral, buscando a troca de idéias e experiências entre a turma e a professora.

Objetivo: Promover nas crianças o prazer pela leitura, trabalhando o tema de forma lúdica e com base em intervenções pedagógicas criativas, buscando favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural. Voltar á atenção dos alunos para pesquisas relevantes ao tema, estimulando o trabalho em grupo, a criatividade e a reflexão sobre valores encontrados no conto e na música.            

Objetivo compartilhado:       
                         Elaboração de Cartazes e elaboração de Fichas.
                         Criação de Textos e desenvolvimento de um  capa para o livreto.      

Conteúdo:      
                         Narração e Descrição / Sinais de Pontuação e Parágrafo
                         Números (par e impar) /  Formação da chuva
                         Respeito ás diferenças

Áreas:            
                         Linguagem e Comunicação e Produção de Textos
                         Lógica e Desenvolvimento cognitivo
                         Socialização e Afetividade

Espaço: Sala de aula e espaços abertos.

Material: Textos, música específica, cartolinas, sulfite, slide, material de pintura, revistas e jornais.

Avaliação: O Projeto terá valor como atividade final de Educação Artística e valerá pontos para as matérias de Língua Portuguesa e Ciências.


            Atividades Sugeridas


            Atividade 1 – Conversa e Linguagem
        A professora inicia uma conversa informal com os alunos sobre o tema, permitindo que falem livremente sobre o assunto, buscando perceber o que cada um sabe sobre o tema. Depois é realizada leitura do conto pelos alunos, leitura pela professora e abre-se espaço para dúvidas e debates


            Atividade2 – Música e Poema
            A professora deve apresentar a letra da música para a turma em uma leitura, permitir o diálogo e levar a turma a falar sobre o que entenderam e o que sentiram. Mostrar no quadro a forma que o texto se apresenta e levar os alunos a perceberem a poesia e a expressão de emoções presente nesse tipo de texto. Em seguida, na lousa interativa, a professora apresenta o clipe da música, repete se for necessário e conversa com a turma sobre o autor, sobre a letra e sobre o tema.


            Atividade 3 – Texto de Abertura
         A professora explica para a turma que os trabalhos realizados durante o projeto serão todos impressos e agrupados para o desenvolvimento de um livreto, que será entregue para a turma no final do mês. Pede então para que cada um inicie o trabalho, escrevendo um texto que fale sobre o que foi visto até o momento. Cabe a professora apresentar as maneiras diversas de escrever esse texto, apresentando algum modelo que ela própria pode escrever. Depois de feito, os alunos juntos iram ler e corrigir os textos. Um deles ficará responsável pela digitação e arquivamento do texto  no laboratório de informática da escola.


            Atividade 4 – Ilustração e Pesquisa
            A turma deverá realizar uma pesquisa sobre os animais da Arca, em casa ou no laboratório de informática. Os alunos conversarão sobre o que encontraram e individualmente farão uma ilustração em folha de sulfite. Essas também serão usadas no livreto e devem ficar na sala de aula, arquivadas para o final do projeto.


            Atividade 5 – A Chuva - Vamos Cuidar o Planeta
              Um pequeno filme sobre a formação da chuva e os problemas do desmatamento será apresentado para os alunos na sala de vídeo.  Em sala de aula a turma debate sobre o assunto e apresenta ideias que podem tornar o mundo mais sustentável. Um dos alunos ficará responsável pela anotação das idéias apresentadas, outro aluno fará uma lista organizada dessas ideias e um terceiro aluno ficará responsável pela digitação e arquivamento do material.


            Atividade 6 – Fazer Arte
            No pátio, um local deve ser preparado para a atividade, com mesas cobertas por plástico ou jornal. Os alunos poderão usar vários materiais de desenho e pintura e materiais de recorte, como revistas e jornais. Todo material deve ser disponibilizado pela professora. Cada um, em cartolina, fará seu cartaz, que deverá expor para a escola a confecção do livro, um tipo de folder. Para isso a professora poderá levar para os alunos alguns modelos de anúncios publicitários para que eles possam seguir o modelo e desenvolver seu trabalho.


            Atividade 7 – Texto Base
            Cada aluno deverá preparar um texto para o livreto, o texto deve ter referencia ao assunto das aulas anteriores e a turma pode separar os temas entre eles para que cada um escreva sobre um seguimento das aulas. Também deverão se organizar para que seja realizada a leitura, correção, digitação e arquivamento dos textos.


            Atividade 8 – Cinema na Escola
            Apresentação do filme infantil “Os Pássaros”, que fala sobre os animais e o respeito pelas diferenças. Em sala de aula conversar com a turma sobre o filme e os valores apresentados nele. Baseado no filme e na conversa a turma deverá produzir em grupo um pequeno conto que fale sobre respeito e sobre diferenças entre as pessoas. O texto deverá ser feito em grupo, corrigido e digitado para arquivamento.


            Atividade 9 – Capa e Finalização
            A professora orienta os alunos a produzirem uma capa para o livro, que deverá apresentar: Título, Nome da Escola, Nome dos autores e Imagem Ilustrativa, que poderá ser desenhada ou feita com recortes. Depois da produção da capa a turma irá escrever individualmente uma dedicatória, que será escrita a mão em uma mesma folha de sulfite e anexada ao livro na segunda página.

           
            Atividade 10 – A grande Obra
            A professora deverá providenciar a impressão e cópia dos textos e das imagens ilustrativas, deverá providenciar também a encadernação, que poderá ser feita manualmente com presilhas de pasta, em EVA ou com um espiral. O número de cópias dependerá do numero de alunos da turma. Um livro será dado para a direção da escola e outro para a professora, essa entrega deverá ser realizada pelos alunos de maneira organizada e agradável, como em uma pequena premiação. (As pessoas envolvidas podem pedir que os alunos autografem os livros). 

Nenhum comentário: