1 de novembro de 2011

Métodos Pedagógicos - Quadro Comparativo

Existe uma diferença entre a escola que é partidária de uma teoria pedagógica e uma escola que adota um método pedagógico, ou seja, a instituição pode seguir determinada teoria de aprendizagem, usando a base teórica de determinado método para guiar seu currículo ou a escola pode trabalhar em sua totalidade com esse método, guiando totalmente sua ação pedagógica por ele. 


Não é raro, hoje em dia, as escolas que seguem a linha de pensamento Construtivista e usam o Método Fônico por exemplo, ou as escolas que seguem a linha Montessoriana mas mesmo assim dividem seus alunos por faixa etária tradicionalmente. 


O importante aqui é especificar a base do pensamento de cada Método, o pensamento central, pois na sala de aula é de extrema importância que o Professor saiba as razões de sua pratica, o porque de determinada atividade, como agir em situações adversas... E para isso é indispensável que a Escola e o Professor tenham uma visão clara do Método que irão adotar, mesmo que em parceria com outros métodos.

Construtivismo: O conhecimento é construído a partir da interação entre a criança e o meio, o professor segue como mediador, facilitando, guiando essa criança no seu próprio caminho rumo ao desenvolvimento. Para Piaget é fundamental permitir que a criança desenvolva suas próprias teorias e hipóteses a respeito da escrita para garantir o raciocínio, mas nunca com repetições mecânicas de conteúdo. ( Algumas escolas adotaram o pensamento Construtivista mas mantem em seu currículo atividades de repetição e treino do alfabeto por exemplo, trabalhando de maneira atual, levando o aluno a uma maior interatividade com o texto, mas mantendo em certos pontos atividades tradicionais). Na alfabetização o Construtivismo usa o método global, apresentando o texto ou a palavra em sua totalidade, permitindo assim a assimilação da palavra sem o trabalho individual das famílias, das vogais, consoantes etc... Esse contato se faz de forma natural conforme a criança vai aproximando seu mundo do universo da escrita e da leitura.

Montessori : Na alfabetização usam o método fonético, apresentando a letra com o som, associando o som a uma imagem conhecida. ( Muito usado em todas as escolas independente do Método adotado pela instituição.) O Professor representa a ligação entre o material e a criança, usa-se muito os sentidos, materiais como blocos de madeiras, cubos, tudo para propiciar o equilíbrio da criança com seu meio. Não é apenas uma técnica de alfabetização mas um Sistema, que tem como princípio desenvolver a inteligência. A compreensão das coisas a partir delas mesmas, a liberdade da criança, o desenvolvimento da totalidade da personalidade.


Freinet : Ao invés de se preocupar com a exatidão gramatical ou o aprendizado buscado no Método Tradicional ele trabalhava muito mais com a criatividade dos alunos, procurando estimular a capacidade de expressão e crianção de cada um. Um inseto observado servia de tema para uma aula e o próprio texto dos alunos era divulgado como material. Nasceu da observação da falta de interesse dos alunos pelo texto escolar e da grande participação dos mesmos em temas da sociedade e da vida ao seu redor. O professor é um orientador, usa seu conhecimento como instrumento de mediação, é o amigo que aprende junto com seus alunos. A aprendizagem se dá por experimentos, ou seja, a criança vai dando seus passos até acertar. Apesar de pouco conhecido, em minha opinião, é de grande valia na prática pedagogia... saber observar o aluno, perceber seus interesses, permitir que esses interessem façam parte da vivencia escolar. Tudo isso é muito usado em sala de aula, muitos professores trabalham nessa totalidade mesmo sem saber que seus princípios vieram de Freinet.


Waldorf : Na Escola Waldorf cada idade tem suas necessidades especiais, e trabalham muito rigidamente essas fases. No primeiro período por imitação, dos 7 aos 14 por meio da vivência de sentimentos, emoções e estética, dos 14 ao 21 a enfase se dá na ética, tornando-se cognitiva. Procura um equilíbrio entre os trabalhos artísticos, acadêmicos e práticos, educando a criança como um todo, envolvendo a emoção, o físico e o cérebro. O professor é um profundo conhecedor do ser humano, deve agir com amor e basear-se nesse sentimento ao construir sua relação com os alunos, deve ser criativo e afetivo.


Inteligencias Múltiplas: A inteligencia não é mais apenas a capacidade de entender alguma coisa, é também a criatividade, a compreensão. Não se trabalha mais apenas com a lógica matemática e com a linguística, mas também com as inteligências espaciais, musicais, corporal-sinestésicas, naturalista, intrapessoal, interpessoal e existencial. A criança passa a ser vista em sua totalidade, e seus talentos ou habilidades antes ignoradas pela escola passam a ser estimuladas. o professor deve abandonar o conceito unitário de inteligencia e passar a ver-se como um estimulador de talentos.


Método Tradicional : O aprendizado se dá de forma mecânica e repetitiva e o professor é autoridade absoluta na relação de aprendizado, ele expõe seu conhecimento por meio de textos ou de forma verbal e cabe ao aluno assimilar o que foi exposto. O conhecimento e os valores sociais são tidos como verdade absoluta e repassado aos alunos no decorrer do tempo.

Revista Educação n. 211 Nov/98 artigo de Luís Mauro Martino

Piaget
Nasceu na Suíça em 1896 e faleceu em 1980. Doutor em Ciências Naturais com mais de 20 doutorados Honoris Causa conferidos por universidades de todo o mundo. Sua principal preocupação era a maneira como as pessoas aprendem. Ele afirma em sua teoria que o conhecimento é construído por intermédio das relações existentes entre o sujeito e o meio físico e social.
Em sua Teoria Psicogenética estabelece como se dá a construção do conhecimento pelo indivíduo, trazendo um importante subsídio para a prática pedagógica pois nos ajuda a compreender melhor a criança, conhecendo os estágios pelos quais ela passa e os mecanismos que utiliza para se reequilibrar nos seus contatos com o meio.
Embora não tenha criado um método pedagógico defendeu ativamente a importância da educação. Em seu livro "Psicologia e Pedagogia" Piaget destaca o trabalho de Freinet.
Montessori
Nasceu na Itália em 1870 em uma família de classe média e faleceu na Holanda em 1952.
Sempre foi uma pessoa à frente de seu tempo, foi a primeira mulher na Itália a doutorar-se em medicina. Especializou-se em pediatria e psiquiatria. Foi professora na Escola de Medicina de Roma e iniciou suas pesquisas sobre a aprendizagem como médica assistente em um hospital psiquiátrico com um grupo de crianças excepcionais.
É creditado a ela o desenvolvimento da sala de aula aberta, da educação individualizada, dos materiais de aprendizado para manipulação, brinquedos educativos e a instrução programada.
Freinet
Francês, nasceu em 1896 e faleceu em 1966. Desenvolveu seu método pedagógico a partir de 1920, usando o mínimo de materiais didáticos, fruto de seu trabalho em regiões pobres da França. Embora não tivesse uma sólida base teórica, a observação dos alunos forneceu-lhe uma série de dados que usaria para transformar radicalmente a forma de ensino.

Preso durante a II Guerra Mundial, trabalhou na alfabetização dos presos dentro do campo de concentração. Libertado em 1941, tornou-se membro da Resistência Francesa.
Steiner
Austríaco, nasceu em 1861 e faleceu na Suíça em 1925. Formou-se em ciências exatas mas preferiu os estudos filosóficos e literários. Criador da Antroposofia.
Encarregado de cuidar de uma criança excepcional, considerada incurável, conseguiu que ela progredisse ao ponto de se formar em uma universidade. Em 1919, a pedido de um diretor da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, criou uma escola para os filhos dos funcionários.
Gardner
Norte-americano, especializou-se em educação e neurologia pela Universidade de Harvard. É professor de Educação e co-diretor do Projeto Zero, no Harvard Graduate School of Education e professor adjunto de Neurologia na Boston University School of Medicine.
Autor de mais de 15 livros, incluindo "Estruturas da Mente", "Inteligências Múltiplas: A teoria na prática", "A Criança Pré-Escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la" e, mais recentemente, "Mentes que Criam".
Sua teoria é confundida com as teses de seu colega Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional. É um crítico implacável dos testes de QI e de aptidão escolar. Considerado um dos principais pedagogos deste fim de século. Esteve no Brasil em 1997 para uma série de palestras.


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