28 de outubro de 2011

Projeto "Parece Brincadeira"

O Projeto "Parece Brincadeira" foi inicialmente pensado para ser aplicado em um trabalho voluntário em uma creche aqui da minha comunidade.  Seria um conjunto de atividades livres, para serem dadas fora do contexto da aula, praticamente como uma oficina de brincadeiras, mas trabalhando de maneira intensa as áreas motoras, de linguagem, cognitivas e sócio afetivas das crianças. Aos poucos estou tentando adapta-lo a outros ambientes que não apenas o da creche... Ainda não está pronto mas segue um esboço ...

 O projeto completo deverá ter 8 atividades, sendo que cada uma tem o tempo de uma semana, completando assim 1 bimestre. 


JUSTIFICATIVA:  O Projeto Pedagógico “Parece Brincadeira” tem o objetivo de trabalhar na criança a formação da identidade,  reconhecer e desenvolver suas próprias habilidades e potencialidades, auxiliar no desenvolvimento da afetividade, da auto estima e auxiliar no  despertar de valores.
  
OBJETIVO COMPARTILHADO: Despertar na criança o prazer pela leitura e pela arte, auxiliar no desenvolvimento da imaginação, criatividade, comunicação, sociabilização, reflexão e auxiliar no desenvolvimento de valores específicos como: interação com o grupo, amizade e confiança, respeito e afetividade.
  
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES OCASIONAIS:
1 Bimestre
1 hora por dia ou dependendo da rotina da escola ou centro social
  
IDADE : crianças entre 4 e 5 anos
  
O QUE SE ESPERA :
Auxiliar as crianças em seu desenvolvimento, nos seguintes aspectos :
- Inteligência pictórica: Capacidade de se expressar por meio de desenhos e imagens.
-Inteligência corporal: capacidade de comunicação utilizando o corpo.
-Inteligência intrapessoal: refere-se as habilidades da própria pessoa ( autoconhecimento, autodomínio e automotivação)
-Inteligência interpessoal: capacidade de relacionamento com outras pessoas
-Inteligência emocional: confiança, amizade,empatia, respeito, sensibilização, imaginação, comunicação, autoestima, afetividade etc)

ÁREAS :
-Socioafetiva,
-Linguagem e comunicação,
-Gognitiva,
-Motricidade Fina e Ampla
  
CONTEÚDO:
-Atividades de recreação envolvendo pinturas de desenhos específicos, criação de painéis e cartazes, criação de crachá e os demais materiais descritos nas atividades.
-Atividades cognitivas como “ligue os pontos”, “encontre o caminho”, “jogo dos erros” etc.
-Leitura e debate de textos e livros, especificados nas atividades
-Dinâmicas e Brincadeira em grupo diversas.
  
Material:
Desenhos para colorir com os temas específicos das atividades, giz de cera, lápis de cor, cola branca, recortes e papel de diversas texturas, folhas de sulfite em branco, cartolinas, durex, tesouras, atividades cognitivas impressas, lápis preto e os demais materiais propostos nas atividades.

OBS: Os materiais são de responsabilidade do recreacionista e devem ser providenciados antecipadamente a cada atividade. Não deverá ser solicitado a nenhuma criança a compra de material.

 O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina;
-Organização do espaço de trabalho;
-Organização do material utilizado;
-Inscrição e Organização dos participantes
   
O Projeto “Parece Brincadeira” foi elaborado com a finalidade de ser uma boa ferramenta de apoio para o trabalho das escolas e instituições de educação infantil. 

Para que as atividades atinjam seu objetivo é necessário um trabalho mais amplo com a realidade das crianças e uma visão maior de cada um como indivíduo. A observação do entorno social e natural que rodeia a criança é indispensável.

As atividades são bem específicas para cada conteúdo mas suficientemente abertas para que possam ser aprofundadas ou diversificadas conforme a necessidade de cada turma, espaço ou tempo. Cabe ao facilitador verificar antecipadamente a necessidade de ajustes.

Algumas atividades podem ser apenas consideradas como modelos se acaso não for possível a aquisição do material ou de algum item proposto.
  
"Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta - sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação(...)" (ParâmetrosCurriculares Nacionais- Introducão-Vol.1-p.53)

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