28 de outubro de 2011

Projeto Estimulação

JUSTIFICATIVA :  O projeto estimulação foi planejado para crianças de 0 a 3 anos de idade e apresenta um programa de atividades com conceitos claros e objetivos definidos, que visam proporcionar as crianças experiências significativas e prazerosas, adequadas para o desenvolvimento, para a maturidade do cérebro e para o sistema neural.   Adaptar a criança ao ambiente da escola nessa idade é de grande importância pois é uma fase em que a constância se faz necessária, por esse motivo as atividades permanentes devem ser bem trabalhadas e as atividades ocasionais obedecerem um padrão de tempo e espaço. O mais importante no Projeto Estimulação é proporcionar a criança um ambiente lúdico e de desenvolvimento constante.

OBJETIVO : Favorecer o contato físico, descobrir as capacidades e interesses das crianças, ajudar na construção da inteligência, elevar a auto estima. Pode também auxiliar na detecção, prevenção e tratamento de atrasos no desenvolvimento infantil.    

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES PERMANENTES:
 Primeiro bimestre – Todos os dias

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES OCASIONAIS:
Primeiro bimestre – depende do currículo da escola e da rotina. Importante estabelecer uma rotina nas atividades.

IDADE : crianças de 0 até 1 ano

O QUE SE ESPERA :
-Desenvolver a motricidade fina
-Desenvolver a motricidade ampla
-Desenvolver a linguagem e a comunicação
-Trabalhar a afetividade
-Desenvolver a capacidade Viso-Motora
-Trabalhar os estágios de desenvolvimento cognitivo
-Estimulação da área sócio-afetiva;

CONTEÚDO:
-Trabalhar o interesse da criança pelo rosto humano, pelos objetos e pelo movimento em geral. Trabalhar a manipulação, a movimentação do corpo, a percepção do ambiente. Proporcionar a criança uma maior interação com objetos e brinquedos adequados a sua idade e sua fase de desenvolvimento.

O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina; Organização do espaço de trabalho; Organização do material utilizado. Observação do desenvolvimento da criança no decorrer no projeto.


QUADRO AUXILIAR PARA AVALIAÇÃO
Quadro geral de destrezas.


                De 4 a 5 meses
ü  Socioafetivas : Desfruta das ações, sorri, reconhece a mãe ou a pessoa de maior contato, demonstra desaprovação quando contrariado, procura comunicar-se com sons, escuta com interesse a voz humana.
ü  Linguagem e Comunicação : Imita sons e gestos faciais, distingue sons diversos e flexões de voz.
ü  Cognitivas : Sustentação da cabeça, lembra de coisas acontecidas recentemente, é capaz de observar, procura os objetos, amplia o campo visual.
ü  Motricidade fina : Começa a transferir objetos de uma mão para outra, experimenta as texturas.
ü  Motricidade ampla : Adota uma postura simétrica, sustenta a cabeça com firmeza, apóia-se nos antebraços, levanta o tórax e a cabeça, é possível levanta-lo pelas mãos sem jogas a cabeça, senta com apoio.


                De 5 a 7 meses
ü  Socioafetivas : Pode reconhecer seu nome, teme pessoas e locais estranhos, imita expressões labiais, apresenta preferência por pessoas ou objetos, inicia pequenas rotinas diárias, fica alegre com suas conquistas
ü  Linguagem e Comunicação : Aumenta seu repertório de sons, realiza variações no tom e volume de voz, vocaliza sílabas contínuas, faz uso de tons distintos para mostrar o que quer.
ü  Cognitivas : Aumenta a capacidade de memória, desenvolve a capacidade de permanência de objetos, procura a fonte dos sons, manipula os objetos, pode se concentrar por até 5 minutos, apalpa e leva a boca as coisas.
ü  Motricidade fina : Movimentos bimanuais e simétricas, é capaz de segurar uma coisa em cada mão e comparar, usa as mãos para comer, da palmadas, o polegar se aproxima do dedo indicador, usa as mãos para levar o pé a boca.
ü  Motricidade Ampla : Domina a mudança de posições, tenta arrastar-se, senta apoiado pelas mãos durante certo tempo.


                De 7 a 9 meses
ü  Socioafetivas : Reconhece várias pessoas, conhece seu nome, fica alegre com seu progresso, observa seu reflexo no espelho e tenta apalpa-lo, ésensível a aprovação de seus atos, realiza ações quando solicitado ( piscar, mostrar a língua etc ), segue ordens simples.
ü  Linguagem e Comunicação : Repete sílabas contínuas ( PA PA, MA MA etc ), é desenvolvida a linguagem compreensiva prática, imita o som de algumas palavras, bate palmas e faz gestos se solicitado.
ü  Cognitivas : Solução de problemas simples, estratégias de aprendizagem, conhece alguns objetos de seu meio, brinca sozinha, gosta de brincar de esconder objetos com um adulto, utiliza o polegar, aponta para objetos e pessoas.
ü  Motricidade Fina : Começa a desenvolver movimentos em que utiliza o indicador e o polegar, solta objetos de maneira voluntária, bate, sacode e muda os objetos de uma mão para outra, é capaz de pegar pequenos objetos e puxar cabelo.
ü  Motricidade Ampla : Arrasta-se para trás e para frente, usa essa destreza para alcançar objetos, pode sentar sozinho, inicia as tentativas de posição ereta.


              De 9 a 12 meses
ü  Socioafetivas : Compreende o “não”, gosta de brincar, faz “gracinhas”, busca aprovação do adulto, demonstra mais carinho, mostra preferência por alimentos, diverte-se com o que gosta.
ü  Linguagem e Comunicação : Grita, olha para os lábios de quem fala, associa onomatopéias, aproximação do significado das palavras, pode apontar diversas coisas ( objetos, partes do corpo, pessoas ), pode dizer até duas palavras juntas e posteriormente até 5, compreende mais do que verbaliza, demonstra emoções, gosta de música e de leitura de histórias.
ü  Cognitivas : Desenvolvendo noção de causa e efeito, sabe brincar com tabuleiros, noção de permanência desenvolvida, difere grande e pequeno, apresenta predisposição para uma das mãos, memória de longo prazo, cores vivas , conceito de perto e longe, aqui e ali.
ü  Motricidade Fina : Torna-se unidestro, tira brinquedos de caixas, rabisca papéis, utiliza a “pinça”, segura a mamadeira.
ü  Motricidade Ampla : Processo de engatinhar, pode ficar em pé segurando ou apoiando e até mesmo sozinha.  Maior articulação de sons, caminha sozinha ou com auxílio, sobe nas coisas, se apóia na planta dos pés.


Atividade 1  -  O jogo de imitar
Atividade Ocasional e Permanente

Conceito: Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Área: Socioafetiva
Objetivo: Imitação de gestos
Recursos: Gestos, mímicas, estalidos
Idade: Até 7 meses
Tempo: Enquanto durar o interesse
Espaço: Sala de convivência ou ar livre
Descrição: Faça caretas e movimente o rosto perto do bebe, ponha a língua para fora, abra a boca, sorria, abra e feche os olhos. Seja repetitivo nos gestos para dar a criança a oportunidade de imitá-la e desfrutar daquilo que você fez. Fique atento a todas as reações e reforce imediatamente.
Avaliação: Observar se o bebe reage de acordo com as destrezas esperadas para sua idade.


Atividade 2 - Hora de Sono
Atividade Permanente

Conceito: Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Área: Socioafetiva
Objetivo: Promover a tranqüilidade
Recursos: Acalantos e músicas
Idade: até 1 ano
Tempo: A criança determina o tempo aproximado
Espaço: Berço
Descrição: Coloque a criança no berço e use uma voz melodiosa, cante acalantos ou músicas tranqüilas durante todo o tempo em que a criança pega no sono. Torne sua voz cada vez mais melodiosa e mais suave.
Avaliação: Observe o sono da criança e o tempo.


Atividade 3 – Boneco Falante
Atividade Ocasional

Conceito: Desenvolver a capacidade de percepção dos sons.
Área: Linguagem e Comunicação
Objetivo: Familiarizar a criança com a linguagem
Recursos: Boneco de Pano
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse da criança
Espaço: Sala ou Berço
Descrição: Mostrar para a criança o boneco, coloque no berço ou ao alcance do bebe. Permita a interação com a boneca e a criança. Use um tom de voz particular, distinto do seu tom normal. Use diferentes distancias, manipule o boneco e converse com o bebe. Se a criança reforçar algum som responda para ela com seu olhar e seu carinho sempre.
Avaliação: Observar a capacidade de comunicação e interesse da criança. Observar a fixação do olhar, a emissão de sons e o movimento do corpo.


Atividade 4 – Conhecer o Mundo
Atividade Ocasional

Conceito: Desenvolver a percepção sensorial
Área: Cognitiva
Objetivo: Conhecer o mundo através dos sentidos
Recursos: O próprio corpo do bebe, frutas, algodão, lanternas, flores, gravação de sons da natureza, músicas.
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse da criança
Espaço: Sala ou ao ar livre
Descrição: Deixar a criança experimentar diferentes sensações:
Táteis : Acariciar o corpo, banho de sol, brinquedos de pano, carinho com algodão etc.
Olfativas: Permitir o cheirar: flores, verduras, frutas etc.
Visuais: Expor ao movimento de feixes de luz ( lanterna ), refletir na parede, teto etc.
Auditivas: Colocar em som ambiente músicas, sons da natureza, cantos dos pássaros, instrumentos etc.
Avaliação: observar atentamente todos os reflexos das crianças, reação a luz, ao som etc.


Atividade 5 – Aprender a brincar
Atividade Permanente

Conceito: Desenvolver a motricidade
Área: Motora
Objetivo: Desenvolver a destreza das mãos.
Recursos: Chocalhos, boneco de pano, móbiles de berço
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse da criança
Espaço: Sala de convivência
Descrição: Colocar os objetos nas mãos do bebe, se deixar cair repetir a ação, permita o livre manuseio. Coloque os móbiles no berço pois as cores e o movimento são de grande estímulo para elas.
Avaliação: observar o desenvolvimento da motricidade ampla  e fina conforme a idade da criança.


Atividade 6 – Baile do Sorriso
Atividade Ocasional

Conceito: Desenvolver vínculos afetivos
Área: Socioafetivo
Objetivo: Promover o desenvolvimento da afetividade e socialização da criança.
Recursos: Aparelho de Som e CDS
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse.
Espaço: Sala de convivência
Descrição: Ligar o som em uma altura agradável, pegar a criança no colo de maneira confortável, aproximar o rosto do rosto da criança, fazer movimentos rítmicos ao som da música. Girar, cantarolar, dar rodopios.
Avaliação: Observar a reação da criança a aproximidade do toque, sua reação ao som e aos movimentos.

OBS: O Projeto tem 11 atividades - Algumas ainda estão em análise e em breve estará aqui no Projeto.

Um comentário:

Unknown disse...

excelente seu blog muito bom mesmo,parabéns e sucesso!!!!