27 de outubro de 2011

Projeto Adaptação

JUSTIFICATIVA:  Adaptar a criança ao ambiente da escola de maneira lúdica e agradável. Trabalhar a  formação da identidade e a Socialização. Desenvolver a afetividade, a motricidade e a linguagem.

OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um painel com as fotos e os nomes das crianças, criando assim um ambiente agradável e acolhedor para a criança. Organização dos espaços conforme o andamento do projeto para um maior bem estar das crianças. Integração do grupo.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES PERMANENTES:
 Primeiro bimestre – Todos os dias

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES OCASIONAIS:
Primeiro bimestre – depende do currículo da escola .

IDADE : crianças entre 4/6 anos.

O QUE SE ESPERA :
-Reconhecer o próprio nome;
-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;
-Socialização com os amigos e a professora;
-Motricidade ampla e fina;
-Linguagem e comunicação;
-Desenvolvimento cognitivo;
-Pensamento lógico;
-Estimulação da área sócio-afetiva;
-Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário;
-Que elas aprendam à escrita do próprio nome em situações em que forem necessários;
-Ter contato com as letras, com a formação do nome.

CONTEÚDO:
-Identificação do nome; representação escrita do nome; linguagem e Comunicação; motricidade; desenvolvimento Cognitivo; socialização.

O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina; Organização do espaço de trabalho; Organização do material utilizado; Levantar pesquisa junto aos pais.



Atividade 1  - CHAMADA COM FOTO
Atividade Ocasional e Permanente

Conceito:  Socialização,Identidade, expressão corporal, auto-imagem, Atenção, percepção, memória, linguagem.

Relações: Identificação de colegas e professores pelo nome.

Idade: A partir de 4 anos.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.

Material: Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica.  Painel de chamada com papel cartão e as fotos das crianças. Cartões com os nomes deverão ser confeccionados pela professora antecipadamente.

Objetivo: Conhecer o colega, socialização, identificação do nome.

Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e em letra cursiva e cole uma foto dela. Decore conforme o sexo. Confeccione um painel para a colagem das fotos, com os nomes das crianças. Um painel com envelopes pode ser desenvolvido para a chamada diária.

Descrição 1 : Atividade Ocasional – 1 vez por semana
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo e aprendizado do nome escrito.

Descrição 2: Atividade Ocasional – 1 vez por semana
Deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colocar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão.

Descrição 3: Atividade Ocasional – 1 vez no inicio do projeto
Confeccionar um grande painel com as fotos e os nomes da cada criança, permitir que cada aluno faça a decoração do painel e fixar na sala durante todo o bimestre.

Descrição 4: Atividade Permanente – Todos os dias
Realizar a chamada normalmente mas apontando no painel a foto e o nome da criança ao chamar.

Avaliação :  Observar no decorrer do projeto a memorização de cada aluno em relação ao seu próprio nome e ao nome dos colegas e da professora.  Observar a socialização da turma e a adaptação individual.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora.

Atividade 2 - CADÊ? ACHOU!
Atividade ocasional

Conceito:  Socialização ,Identidade, expressão corporal, auto-imagem

Relações:  Percepção visual

Tempo: Enquanto durar o interesse da turma.

Espaço: Sala de aula.

Idade:  A partir de 4 anos.

Material:
Bambolê com faixas de tules de diversas cores no tamanho adequado para a criança.

Objetivo 1:
Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família percebendo o conceito de ausência temporária.

Objetivo 2:
Movimentação corporal, coordenação motora grossa.

Descrição 1: Atividade Ocasional – 3 vezes no bimestre
Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

Descrição 2:Atividade Ocasional – 3 vezes no bimentre
Pendurar o bambolê normalmente mas direcionar a brincadeira sugerindo partes do corpo para ser escondida pelas faixas.

Avaliação :
Observar a participação da turma e observar individualmente e reação de cada criança.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora.

  
Atividade 3  - LEITURA DE HISTÓRIAS COM  TEMA
Atividade Ocasional e Permanente

Conceito: Linguagem oral e linguagem escrita

Relações : Relatar vivências,Expressar desejos, vontades, necessidades, sentimentos.

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: Aproximadamente uma hora.

Espaço: Biblioteca ou canto de leitura e na sala de aula em roda.

Material:
Tapete e/ou almofadas e/ou tecido, livros com histórias que tenham relação com os sentimentos das crianças durante o período de adaptação.

Objetivo 1:
Falar dos próprios sentimentos. Socialização

Objetivo 2 :
Familiarizar a criança com a linguagem escrita, trabalhar a atenção e a comunicação.

Preparação:
Se a sua escola não tem uma biblioteca ou um canto de leitura, monte você mesmo o espaço em sua sala de aula. Providencie um tapete e almofadas para espalhar pelo chão e um pequeno acervo de livros. Você pode solicitar aos pais que levem os livros preferidos de seus filhos.

Descrição 1: Atividade Ocasional – 2 vezes por semana
Reúna as crianças e leia histórias previamente escolhidas, de acordo com seu objetivo. Para falar de abandono, por exemplo, você pode contar João e Maria. Depois inicie uma conversa com as crianças perguntando o que cada uma sentiu e depois permita o livre dialogo entre elas. O tema da leitura pode variar dependendo do andamento da turma.

Descrição2 : Atividade Permanente – todos os dias
Reúna as crianças em um horário de maior tranqüilidade da turma, Organize diversas maneiras de dispor as crianças até perceber a mais adequada.  Selecione um livro e leia para a turma. Depois da leitura pode-se realizar um breve relaxamento, pedindo para que todos fechem os olhinhos e pensem na história.

Avaliação:
Observar a atenção da turma durante a leitura e observar o nível de interação individualmente.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora


Atividade 4 - FAZ-DE-CONTA
Atividade Ocasional

Conceito : Identidade, Família, valores, socialização, regras, limites, Noção de grupo, cooperação, atitudes, Papéis sociais.

Relações : Repetição de atividades que os adultos fazem, Percepção tátil, visual, motora.

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: uma hora.

Espaço: Brinquedoteca ou sala de aula.

Material:
Kits com objetos que alimentem o jogo simbólico.
Exemplos de kits: carrinho de supermercado infantil com embalagens de alimentos ou produtos de higiene pessoal; maleta com ferramentas de brinquedo; caixa com utensílios de cozinha; bolsa com escovas e pentes de cabelo etc.

Objetivos:
Brincar com os colegas e expressar os sentimentos quanto ao processo de adaptação por meio de diferentes papéis relacionados a família e ao ambiente de cada um.

Descrição: Atividade Ocasional – 1 vez por semana durante o bimestre
 Coloque os kits espalhados em diferentes pontos da sala. Deixe as crianças explorarem os kits, escolhendo livremente os papéis que pretendem desempenhar e os colegas com quem desejam brincar.

Avaliação:
Acompanhe atentamente o enredo das histórias criadas durante a brincadeira. Você pode perceber se elas expressam sentimentos relacionados ao período de adaptação e ajudá-las posteriormente, ao planejar outras atividades.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora


 Atividade  5 - CANTINHOS DE BRINCADEIRA
Atividade Permanente

Conceito : Identidade, Família, valores, socialização, regras, limites, noção de grupo, cooperação, atitudes, Papéis sociais

Relações : Repetição de atividades que os adultos fazem, percepção tátil, visual, motora,  amizade, respeito, compartilhar.

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: 1 hora por dia

Espaço:  Sala de aula, pátio, jardim

Material:
Indicado depois de conversa com os pais. Organize o material em caixas ou sacolas previamente  para facilitar a aplicação da atividade.

Objetivo :
Adquirir segurança por meio da vivência do que já é conhecido.

Descrição:  Atividade permanente – todos os dias durante o bimestre
Pergunte aos pais das crianças quais são as brincadeiras de que elas mais gostam. Depois desse levantamento, agrupe as atividades que mais se assemelham às mencionadas em cantos distintos espalhados pela sala, pátio ou jardim. Exemplo: num espaço, você pode colocar mesinhas com papéis e lápis para desenhar, deixando que se reúnam lá as crianças que gostam desse tipo de atividade. Em outro canto, agrupe carrinhos de brinquedo; no meio da sala, ponha bonecas. As crianças procurarão as atividades a que estão acostumadas em casa, sentindo-se seguras. Pode-se também, simultaneamente, apresentar uma nova atividade num outro lugar da sala.  Se possível coloque uma música suave e com volume baixo durante a atividade.

Avaliação:
Acompanhe atentamente as crianças durante as brincadeira, sua socialização e os sentimentos manifestados.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora


Atividade  6 - Meus valores
Atividade Ocasional

Conceito : Identidade, valores, socialização, afetividade, imagem corporal

Relações :  Respeito , amizade, auto-imagem

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: 1 hora

Espaço:  Sala de aula

Material:
Duas Cartolinas Brancas Para cada aluno, coladas uma na outra na posição vertical e fixada na parede. Caso sua sala seja pequena pode se organizar a atividade ao ar livre usando os muros do pátio ou do jardim para a colagem das cartolinas. Giz de Cera

Objetivo :
Reconhecer as qualidades e valores dos outros e ao mesmo tempo aprofundar a imagem corporal e a auto-estima individual.

Descrição:  Atividade Ocasional – 1 vez no bimestre
Organizar os alunos no centro da sala ou do local escolhido, chamar um de cada vez e pedir que se posicione na frente da cartolina com os bracinhos abertos. Com o giz a professora vai circular o corpo da criança na cartolina e então escrever o nome da criança na sua cartolina. Depois de feito com todos a professora chama algum aluno da turma e pede para que desenhe no corpinho do amigo algo bem bonito... os olhos, o nariz, o cabelo... permitir o livre dialogo durante toda a brincadeira.

Avaliação:
Acompanhe atentamente as crianças durante a brincadeira observando a reação de cada uma ao ser “desenhado”.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora

  
Atividade  7  - Jogo do animalzinho
Atividade Ocasional

Conceito : Interação, agilidade motora e linguagem

Relações :  amizade, socialização

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: 1 hora

Espaço:  Espaço aberto

Material:
Um rádio e um CD de música de coelhinho, gatinho, cachorrinho ou outros animais.

Objetivo :
Interagir ludicamente entre as crianças para estabelecer amizade e ao mesmo tempo desenvolver a agilidade motora e a linguagem.

Descrição:  Atividade Ocasional – 2 vez no bimestre
Antes de iniciar o jogo tocar a musica do animalzinho umas 3 vezes para as crianças se familiarizarem. A professora pode falar do animal, imitar etc. Organizar as crianças em grupos de 3, caso não tenha crianças suficientes a professora pode participar ou deixar um aluno de cada vez fora da brincadeira como ajudante da professora. Pedir que duas delas segurem as mãos formando uma  “casa” e a terceira criança fica dentro. Quando a professora der a ordem  “Coelhinho, fora da casa !” as crianças devem sair de suas “casas” e procurarem outra vazia. Assim continua até que as crianças demonstrem interesse.

Descrição 2: Atividade Ocasional – 1 vez no bimentre
Repetir a descrição 1 e falar com as crianças... “lembram da brincadeira do coelhinho, então, hoje faremos com uma diferença...” e explicar que ao entrar em cada casa a criança devera falar seu nome bem alto. A professora pode mudar a cada rodada o que a criança deve falar, Poe exemplo: falar o nome, falar a cor que mais gosta, o alimento que mais gosta etc,

Avaliação:
Acompanhe atentamente as crianças durante a brincadeira observando a reação de cada uma, a destreza motora e a linguagem corporal.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora
  

Atividade  8 - Jogo da sequência
Atividade Ocasional

Conceito : Interação, agilidade motora e linguagem, percepção dos símbolos, expressão oral e pensamento lógico

Relações :  socialização

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: 1 hora

Espaço:  Espaço aberto

Material:
Cartões com imagens de ações do dia-a-dia. Escovar os dentes , Café da manhã, Escola, Casa, TV, Brincar, Almoço, Jantar, Dormir etc. confeccionar os cartões em números iguais para todas as crianças, ou seja, cada criança terá seu jogo completo de cartões. Pode-se usar também recortes, desenhos etc.

Objetivo :
Ampliar a expressão oral e desenvolver o pensamento lógico.

Descrição:  Atividade Ocasional – 2 vez no bimestre
Organize as crianças em um espaço aberto, coloque os cartões aleatoriamente na frente de cada um e estimule a criança a pensar na ordem na qual ela realiza essas ações. Permita que cada um faça no seu tempo, pensa e discuta com outros colegas. Assim que organizados os cartões peça que cada uma fale sobre a sua ordem de organização.

Avaliação:
Acompanhe atentamente as crianças durante a brincadeira observando a reação de cada uma, a destreza motora e a linguagem corpora e a linguagem oral.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora.

  
Atividade  9 - Arte no Jardim
Atividade Ocasional

Conceito :  Motricidade fina, linguagem , imaginação, orientação espacial

Relações :  criatividade, trabalho em grupo

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: 1 hora ou mais

Espaço:  Espaço aberto, pátio ou jardim

Material:
Cartolinas fixadas no muro ou em parede na altura das crianças. Duas cartolinas coladas para cada dupla de criança. Papel amassado de revista ou qualquer outro tipo e cola. Cartões com nomes.

Objetivo :
Desenvolver a criatividade da criança, a socialização, o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito e a integração.

Descrição:  Atividade Ocasional – 3 vezes no bimestre
Primeiro a professora deve conversar com os alunos sobre a natureza, o que cada um sabe sobre o assunto, o que eles podem observar olhando ao redor. Quantas cores, quantas formas. Separe as crianças em duplas e entregue a cada dupla o seu painel e seu material de trabalho que deverá ser previamente preparado ( balde com as bolas de papel amassado e recipiente com cola e pincel). Orientar as crianças a cobrir todo o painel com cola e depois colar as bolas de papel da maneira que quiserem, como formas, aleatoriamente, bem colorido, da mesma cor... ou seja, da maneira que a dupla desejar, sempre pensando no tema “natureza”. No final a professora cola em cima de cada painel o nome da dupla e deixa exposto por pelo menos uma semana.

Avaliação:
Acompanhe atentamente as crianças durante a brincadeira observando a reação de cada uma, a destreza motora e a linguagem corpora e a linguagem oral, a criatividade, a integração, a cooperação.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora.


Atividade  10 – Bom dia todas as cores !
Atividade Ocasional

Conceito :  Linguagem e comunicação, arte e imaginação

Relações :  criatividade, trabalho em grupo

Idade: A partir de 4 anos.

Tempo: 1 hora ou mais

Espaço:  Espaço aberto, pátio ou jardim

Material:
Folhas de sulfite em branco, giz de cera, lápis de cor.

Objetivo :
Desenvolver a criatividade da criança, a socialização, o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito e a integração.

Descrição:  Atividade Ocasional – 1 vezes no bimestre ( dividida em 2 dias )
Para essa atividade é necessária a prévia preparação do espaço, a professora deverá providenciar TV com entrada para PC ou aparelho de DVD.  E também providenciar o livro : BOM DIA, TODAS AS CORES!  / Coleção: HORA DOS SONHOS  / Autor: ROCHA, RUTH
Ilustrador: LINHARES, ALBERTO  /  Editora: QUINTETO EDITORIAL

O vídeo se encontra na internet e poderá facilmente ser baixado gratuitamente e o mesmo se aplica ao livro. O professor deverá preparar o ambiente com as crianças para uma sessão de cinema e quando todos estiverem acomodados passar o filme. Após isso fará uma conversa com as crianças sobre o livro: Quem já tinha visto um camaleão ? Porque ele muda de cor ? Todos gostam das mesmas cores ? Várias propostas podem surgir no decorrer da conversa.

Na segunda atividade a professora pode ler o livro para as crianças e propor um desenho livre, pode sugerir que as crianças usem todas as cores ou que usem apenas a que mais gostar. Mostrar para as crianças que o respeito pelas diferenças é importante e que mesmo uns gostando de uma cor e outros de outra, ainda assim todos os desenhos são bonitos.

Avaliação:
Acompanhe atentamente as crianças durante o filme, a atenção etc. Observe o nível de socialização da turma, se todos participam da conversa, o que mais gostaram e o que não despertou a atenção. Durante a atividade na folha observar o desenvolvimento da motricidade, a imaginação e capacidade de comunicação.

OBSERVAÇÕES :  Observar individualmente o desenvolvimento da criança nas áreas : afetiva, de linguagem, cognitiva e motora.

Nenhum comentário: