27 de outubro de 2011

Material de Apoio

Conheci em uma Palestra no Segundo Seminário de Educação Infantil de Arujá e me apaixonei pelo seu trabalho. Tem disposto na internet uma série de filmes, livros e textos que com toda a certeza fará a diferença na hora da prática em sala de aula com a Educação Infantil.

http://www.elvirasouzalima.net/

Elvira Souza Lima é pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Tem várias publicações, entre elas "A criança pequena e suas linguagens", "Quando a criança não aprende a ler e a escrever", "Práticas culturais e aprendizagem", "Brincar para quê?", "Neurociência e aprendizagem", "Neurociência e escrita".


Em minhas pesquisas encontrei no blog dela um material maravilhoso e estou usando em meus projetos...


A série LER SE APRENDE COM CULTURA se destina a apoiar os adultos que, de uma forma ou outra, se ocupam da formação da infância e da juventude. 
Os DVDs são apresentadas ao educador várias atividades que desenvolvem o domínio da leitura e da escrita pela mobilização das áreas do cérebro necessárias para ler e para escrever. Cada DVD apresenta duas opções: o FILME e o FILME COMENTADO. O FILME foi realizado para garantir ao adulto educador uma experiência estética com a atuação de artistas profissionais e garantir à criança a atenção. No FILME COMENTADO, Elvira Souza Lima examina aspectos do desenvolvimento infantil relacionados às atividades culturais propostas: por que é bom para a criança brincar, que contribuições trazem as parlendas, adivinhas e quadrinhas para a aprendizagem da leitura? Ouvir histórias é uma atividade para todos os dias? E assim por diante.

Segue link para a página no YouTube

Se você puder pesquise um pouco, conheça o material e com certeza também irá se apaixonar !

Beijos

Nenhum comentário: