Projeto Pedagógico “Arca de Noé”
Tema: Arca de Noé
Disciplina: Português, Matemática, Ciências, Literatura e Artes
Duração: Primeiro mês de aula
Conceituais: Conhecer a
Letra da Música “A arca de Noé” de Vinícius de Moraes e conhecer a história
bíblica de Noé. Identificar os animais presentes no conto e pesquisar sobre
eles. Incentivar a leitura, criação literária e artística. Trabalhar narração e
descrição dos fatos
Atitudinais: Valorizar a
leitura, a escrita e a cultura. Trabalhar valores de respeito ás diferenças.
Justificativa: A escolha da música e da história se deve primeiramente
a decisão da direção da escola, que tomou como tema para o ano letivo de 2012 a
“Arca de Noé”. A partir daí desenvolve-se um trabalho de leitura e criação de
texto, criação artística e oral, buscando a troca de idéias e experiências
entre a turma e a professora.
Objetivo: Promover nas crianças o prazer pela leitura,
trabalhando o tema de forma lúdica e com base em intervenções pedagógicas
criativas, buscando favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural.
Voltar á atenção dos alunos para pesquisas relevantes ao tema, estimulando o
trabalho em grupo, a criatividade e a reflexão sobre valores encontrados no
conto e na música.
Objetivo
compartilhado:
Elaboração de
Cartazes e elaboração de Fichas.
Criação de Textos e desenvolvimento de um capa para o livreto.
Conteúdo:
Narração e
Descrição / Sinais de Pontuação e Parágrafo
Números (par e impar) / Formação da chuva
Respeito ás diferenças
Áreas:
Linguagem e
Comunicação e Produção de Textos
Lógica e Desenvolvimento cognitivo
Socialização e Afetividade
Espaço: Sala de aula e espaços abertos.
Material: Textos, música específica, cartolinas, sulfite, slide,
material de pintura, revistas e jornais.
Avaliação: O Projeto terá valor como atividade final de Educação
Artística e valerá pontos para as matérias de Língua Portuguesa e Ciências.
Atividades Sugeridas
Atividade 1 –
Conversa e Linguagem
A professora inicia uma conversa
informal com os alunos sobre o tema, permitindo que falem livremente sobre o
assunto, buscando perceber o que cada um sabe sobre o tema. Depois é realizada
leitura do conto pelos alunos, leitura pela professora e abre-se espaço para
dúvidas e debates
Atividade2 –
Música e Poema
A professora deve apresentar a letra
da música para a turma em uma leitura, permitir o diálogo e levar a turma a
falar sobre o que entenderam e o que sentiram. Mostrar no quadro a forma que o
texto se apresenta e levar os alunos a perceberem a poesia e a expressão de
emoções presente nesse tipo de texto. Em seguida, na lousa interativa, a
professora apresenta o clipe da música, repete se for necessário e conversa com
a turma sobre o autor, sobre a letra e sobre o tema.
Atividade 3
– Texto de Abertura
A professora explica para a turma
que os trabalhos realizados durante o projeto serão todos impressos e agrupados
para o desenvolvimento de um livreto, que será entregue para a turma no final
do mês. Pede então para que cada um inicie o trabalho, escrevendo um texto que
fale sobre o que foi visto até o momento. Cabe a professora apresentar as
maneiras diversas de escrever esse texto, apresentando algum modelo que ela
própria pode escrever. Depois de feito, os alunos juntos iram ler e corrigir os
textos. Um deles ficará responsável pela digitação e arquivamento do texto no laboratório de informática da escola.
Atividade 4
– Ilustração e Pesquisa
A turma deverá realizar uma pesquisa sobre os animais
da Arca, em casa ou no laboratório de informática. Os alunos conversarão sobre
o que encontraram e individualmente farão uma ilustração em folha de sulfite.
Essas também serão usadas no livreto e devem ficar na sala de aula, arquivadas
para o final do projeto.
Atividade 5
– A Chuva - Vamos Cuidar o Planeta
Um pequeno filme sobre a formação da
chuva e os problemas do desmatamento será apresentado para os alunos na sala de
vídeo. Em sala de aula a turma debate
sobre o assunto e apresenta ideias que podem tornar o mundo mais sustentável.
Um dos alunos ficará responsável pela anotação das idéias apresentadas, outro
aluno fará uma lista organizada dessas ideias e um terceiro aluno ficará
responsável pela digitação e arquivamento do material.
Atividade 6
– Fazer Arte
No pátio, um local deve ser
preparado para a atividade, com mesas cobertas por plástico ou jornal. Os
alunos poderão usar vários materiais de desenho e pintura e materiais de
recorte, como revistas e jornais. Todo material deve ser disponibilizado pela
professora. Cada um, em cartolina, fará seu cartaz, que deverá expor para a
escola a confecção do livro, um tipo de folder. Para isso a professora poderá
levar para os alunos alguns modelos de anúncios publicitários para que eles
possam seguir o modelo e desenvolver seu trabalho.
Atividade 7 –
Texto Base
Cada aluno deverá preparar um texto
para o livreto, o texto deve ter referencia ao assunto das aulas anteriores e a
turma pode separar os temas entre eles para que cada um escreva sobre um
seguimento das aulas. Também deverão se organizar para que seja realizada a
leitura, correção, digitação e arquivamento dos textos.
Atividade 8
– Cinema na Escola
Apresentação do filme infantil “Os
Pássaros”, que fala sobre os animais e o respeito pelas diferenças. Em sala de
aula conversar com a turma sobre o filme e os valores apresentados nele.
Baseado no filme e na conversa a turma deverá produzir em grupo um pequeno
conto que fale sobre respeito e sobre diferenças entre as pessoas. O texto
deverá ser feito em grupo, corrigido e digitado para arquivamento.
Atividade 9
– Capa e Finalização
A professora orienta os alunos a
produzirem uma capa para o livro, que deverá apresentar: Título, Nome da
Escola, Nome dos autores e Imagem Ilustrativa, que poderá ser desenhada ou
feita com recortes. Depois da produção da capa a turma irá escrever
individualmente uma dedicatória, que será escrita a mão em uma mesma folha de
sulfite e anexada ao livro na segunda página.
Atividade 10
– A grande Obra
A professora deverá providenciar a
impressão e cópia dos textos e das imagens ilustrativas, deverá providenciar
também a encadernação, que poderá ser feita manualmente com presilhas de pasta,
em EVA ou com um espiral. O número de cópias dependerá do numero de alunos da
turma. Um livro será dado para a direção da escola e outro para a professora,
essa entrega deverá ser realizada pelos alunos de maneira organizada e
agradável, como em uma pequena premiação. (As pessoas envolvidas podem pedir
que os alunos autografem os livros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário