O projeto completo deverá ter 8 atividades, sendo que cada uma tem o tempo de uma semana, completando assim 1 bimestre.
JUSTIFICATIVA: O Projeto
Pedagógico “Parece Brincadeira” tem o objetivo de trabalhar na criança a
formação da identidade, reconhecer e
desenvolver suas próprias habilidades e potencialidades, auxiliar no
desenvolvimento da afetividade, da auto estima e auxiliar no despertar de valores.
OBJETIVO COMPARTILHADO: Despertar na criança o prazer pela leitura e
pela arte, auxiliar no desenvolvimento da imaginação, criatividade,
comunicação, sociabilização, reflexão e auxiliar no desenvolvimento de valores
específicos como: interação com o grupo, amizade e confiança, respeito e
afetividade.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES OCASIONAIS:
1 Bimestre
1 hora por dia ou dependendo da rotina da escola ou centro social
IDADE : crianças entre 4 e 5 anos
O QUE SE ESPERA :
Auxiliar as crianças em seu desenvolvimento, nos seguintes aspectos :
- Inteligência pictórica: Capacidade de se expressar por meio de desenhos
e imagens.
-Inteligência corporal: capacidade de comunicação utilizando o corpo.
-Inteligência intrapessoal: refere-se as habilidades da própria pessoa
( autoconhecimento, autodomínio e automotivação)
-Inteligência interpessoal: capacidade de relacionamento com outras
pessoas
-Inteligência emocional: confiança, amizade,empatia, respeito,
sensibilização, imaginação, comunicação, autoestima, afetividade etc)
ÁREAS :
-Socioafetiva,
-Linguagem e comunicação,
-Gognitiva,
-Motricidade Fina e Ampla
CONTEÚDO:
-Atividades de recreação envolvendo pinturas de desenhos específicos,
criação de painéis e cartazes, criação de crachá e os demais materiais
descritos nas atividades.
-Atividades cognitivas como “ligue os pontos”, “encontre o caminho”,
“jogo dos erros” etc.
-Leitura e debate de textos e livros, especificados nas atividades
-Dinâmicas e Brincadeira em grupo diversas.
Material:
Desenhos para colorir com os temas específicos das atividades, giz de
cera, lápis de cor, cola branca, recortes e papel de diversas texturas, folhas
de sulfite em branco, cartolinas, durex, tesouras, atividades cognitivas
impressas, lápis preto e os demais materiais propostos nas atividades.
OBS: Os materiais são de responsabilidade do recreacionista e devem ser
providenciados antecipadamente a cada atividade. Não deverá ser solicitado a
nenhuma criança a compra de material.
-Construção da rotina;
-Organização do espaço de trabalho;
-Organização do material utilizado;
-Inscrição e Organização dos participantes
O Projeto “Parece Brincadeira”
foi elaborado com a finalidade de ser uma boa ferramenta de apoio para o
trabalho das escolas e instituições de educação infantil.
Para que as atividades atinjam
seu objetivo é necessário um trabalho mais amplo com a realidade das crianças e
uma visão maior de cada um como indivíduo. A observação do entorno social e
natural que rodeia a criança é indispensável.
As atividades são bem específicas
para cada conteúdo mas suficientemente abertas para que possam ser aprofundadas
ou diversificadas conforme a necessidade de cada turma, espaço ou tempo. Cabe
ao facilitador verificar antecipadamente a necessidade de ajustes.
Algumas atividades podem ser
apenas consideradas como modelos se acaso não for possível a aquisição do
material ou de algum item proposto.
"Cabe ao educador, por meio da
intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagem com o maior grau
de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta - sempre é possível
estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as
possibilidades de observação, reflexão e informação(...)"
(ParâmetrosCurriculares Nacionais- Introducão-Vol.1-p.53)
Nenhum comentário:
Postar um comentário